top of page

MW ANTI

Anti-atropelamento

Minimiza as ocorrências em acidentes entre pessoas e equipamentos móveis (atropelamentos).

Quando o equipamento se aproximar entre 20 e 30 metros de uma pessoa, ou a pessoa se aproximar entre 20 e 30 metros do equipamento no momento da ré, o sistema identificará a presença do chip implantado no colete, onde acionará automaticamente um alarme visual e sonoro dentro da cabine com a seguinte mensagem: "CUIDADO! RISCO DE ATROPELAMENTO". E também indicará para o operador a quantidade de pessoas em área de risco no momento da ré.

Este projeto foi desenvolvido dentro do canteiro de obras, desde a concepção até a montagem da unidade como protótipo, baseando-se nas realidades da construção civil e mineração.

Para manutenção e instalação, necessita-se de profissionais do nível técnico com conhecimento básico em eletroeletrônica.

Componentes com baixo custo e disponibilidade no mercado nacional.

O que é?

O projeto Antiatropelamento foi desenvolvido para evitar e minimizar os acidentes com atropelamento, podendo ser instalado em qualquer equipamento móvel.

 

É necessário  uma análise nas dimensões do equipamento (comprimento, largura) e frente de trabalho (área em que o equipamento será instalado). Essas análises são necessárias para dimensionar a potência da frequência e a distância de detecção.

Atualmente toros os equipamentos móveis possuem um alarme sonoro que indica o momento de ré. Na maioria das vezes não é o suficiente para alertar as pessoas ao redor do equipamento, principalmente em locais de escavações e túneis, onde existem ruídos paralelos que ultrapassam a potência sonora do indicador externo.

A comunicação entre o usuário e o equipamento é feita através da tecnologia RFID (rádio frequência). Além de ser uma frequência permitida pela ANATEL, esta tecnologia independe das outras tecnologias existentes no mercado, como: 3G, wireless, GPRS e de satélites.

Benefícios

 

RFID é uma tecnologia existente desde a Segunda Guerra Mundial, porém, somente agora está se popularizando e a cada dia mais empresas estão considerando utilizar esta tecnologia.

 

O sistema consiste em:

 

  • 1 Chip implantado no colete de pessoas em tamanho reduzido, sem incômodo para o portador. O chip do colete deverá ser trocado a cada 13 meses;

 

  • O receptor e identificador estão localizados no equipamento, onde um alarme visual e sonoro é emitido quando detectado uma pessoa em um raio de 20 a 30 metros;

 

  • A distância da detecção poderá ser ajustada de acordo com as necessidades do cliente;

 

Este sistema quebra o paradigma de que o operador do equipamento é quem deverá identificar pessoas, pois neste caso são as pessoas que se auto-identificam através do sinal emitido pelo chip para o operador quando se aproximarem do equipamento no momento da ré.

bottom of page